28 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011


No fim de um dia chuvoso, sentei-me para o merecido descanso. Um cafezinho recém passado, um cigarrinho mandado por uma amiga, para que fosse fumado quando me conviesse mas que com ele parasse e refletisse. Pensei em começar a pedir um monte de coisas já que se aproxima um novo ano.

Ao acender tão consagrado fumo em vez de começar a projetar o ano vindouro, dei-me conta do quão importante foi o ano que termina. Tanto aconteceu e de repente vaguei por uma retrospectiva silenciosa como a fumaça daquele cigarro que queimava lentamente mas com brasa tão viva a medida que era tragado.

Hum.....

O ano começou com muitas esperanças, muitos planos a serem postos em prática, mas com uma vontade contagiante nos pouco que a te então me acompanhavam. Festa de Oxossi, alguns amigos apresentados. Amigos estes que em breve se tornariam membros efetivos da Casa. Passamos pela quaresma e pela festa de Ogum, a que mais mexe comigo e sinceramente é difícil explicar como e porque. O tão esperado foguetório, a linda saída de santo que tanto emocionou. Saravá Ogum! Salve Oxum por tanta amor derramado! Amigos que a muito não se viam. Seguimos pela festa dos preto-velhos com tanto carinho como criança que vai visitar tão doce vovó dos carinhos e quitutes. Vamos pela festa de exu que sempre trás mais e mais amigos e que a cada ano prova que cada um dando um pouco muito se faz. Laroie meus compadres!!!

Um gole do café... uma baforada... a chuva...

Xangô nos reuniu mais uma vez e fé se fez mais forte mostrando que caminhos se cruzam não por acaso. Nanã, a tão meiga mãe foi louvada em clima de harmonia e muita paz. Obaluaê veio nos salvando. No deserto que ele andou... e com seu imenso alguidar de pipocas rezamos juntos, pedimos sua benção e saúde tanto mental quanto espiritual, mais corações se uniram aos nossos, bons sentimentos só atrai mais bons sentimentos . E começaram os preparativos para a festa das Crianças!

... a dá pra fazer corações de fumaça! Massa isso!!!!!

Corre de um lado ao outro, dinheiro,lista, vai dar, não vai dar ( Ai vem a máxima da minha filha: “Esquenta muito não Mainha. Eles ajudam!”). Mesa, bebidas, arrumação. Mesa fica dentro de casa ou no quintal? Vai chover? Flores!Tantas e tão coloridas! Ótimo, vc escolheu bem as cores ... o Gongá vai ficar bem colorido! Mas quanta coisa! Benza Deus! Que fartura! Quantos doces!!!! Delícia...

... esse ventinho vai esfriar meu café...

Os meses passaram tão depressa! Mais trabalho ainda por vir. Fechamos os meses com as contas dentro do esperado. E em clima de amizade chegou dezembro. Quente como deve ser porém abrandado pelas Iabás. A festa foi de testar o coração. Mais uma saída. Obaluaê vem lentamente com passos seguros e mais uma Oxum na casa emocionando até os mais durões (ou pelo menos fingem que são).

...xiii... tem passou tem pó de café no fundo da caneca... mas tava bom assim mesmo...

O cigarro que a amiga me deu realmente era para ser fumado com calma para me faze pensar. Tenho mais a agradecer. Pelo excelente ano, por minha Casa estar assim tão cheia de vida, por tantas emoções, pelos excelentes filhos-amigos-irmãos-parceiros (eles conseguem ser tudo isso numa mistura muito boa), pela família que se faz.

Pedir? Não sei se tenho esse direito ainda... Mas que tudo dê certo, que saúde não nos falte, que esta minha família com suas famílias sejam tão felizes quanto se quer, que a prosperidade esteja presente na vida de todos e que amor esteja sempre presente.

Apaguei o cigarro... levantei-me porque a hora não para... Voltei aos preparativos para mais um ano que vem aí.

Muito Axé a Todos!

Nenhum comentário: